Gestão de Qualidade em Projetos Públicos
Módulo:
Fórum
Título:
Aluno: Patrick C T Arévalo
Disciplina: G Q em Projetos Públicos
Turma: 2
Introdução
Desde meados da década de 80 o governo federal vem dando importantes passos no sentido de dinamizar, desburocratizar ou mesmo otimizar tanto os investimentos, como a correta aplicação dos recursos públicos. O utópico modelo gestão organizacional praticado pelas empresas privadas, aos quais lhe trouxeram exacerbada pujança econômica e a satisfação do cliente, fora almejado e idealizado como modelo a ser incorporado pelo estado.
Importância das metaferramentas para a gestão da qualidade Com as rápidas transformações econômicas iniciadas no século XX, ocasionadas em parte pelo advento da globalização, tecnologia de informações e as inovações, muitas empresas aprimoraram seus produtos com intuito de oferecer qualidade e preço justo aos seus clientes, além de trabalhar paralelamente a isso a sua imagem de atuação com responsabilidade social. Com os diversos acordos comerciais e aduaneiros entre os diversos blocos geopolíticos, barreiras fronteiriças passaram a ser, meros marcos lógicos geográficos, onde pessoas e mercadorias circulam sem serem importunados.
Este aumento do fluxo comercial entre diversos países contribuiu para o aumento da competitividade entre os produtos, uma vez que o consumidor passou a ter referência comparativa quanto à qualidade, facilidade e o preço.
Assim, a satisfação do cliente passou a ser o objetivo principal de atuação de qualquer empresa. Conhecer suas necessidades e vontades era necessário, por isso foram criadas ferramentas de gestão de qualidade total, objetivando vantagem competitiva através do aperfeiçoamento dos produtos e serviços existentes.
Conceitos básicos das metaferramentas benchmarking, desdobramento da função da qualidade, reengenharia e processo de ouvir o cliente. Conceituamos as três maneiras da prática de benchmarking importantes no processo de