sdsds
João Pedro da Ponte
Hélia Oliveira
José Manuel Varandas
Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Este artigo descreve o trabalho realizado numa disciplina de tecnologias de comunicação e informação num curso de formação inicial de professores de matemática. Esta disciplina deu atenção à exploração de software educativo e, principalmente, às potencialidades da Internet como meio de pesquisa e de produção de Web sites, tendo os formandos — em grupo — realizado páginas Web sobre temas de matemática. Procuramos discutir o modo como os formandos avaliam o trabalho realizado e quais os seus efeitos no desenvolvimento do seu conhecimento e da sua identidade profissional.
1. Introdução
Os professores de matemática precisam de saber usar na sua prática as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação (TIC), incluindo software educacional próprio para a sua disciplina e software de uso geral (NCTM, 1994). Estas tecnologias permitem perspectivar o ensino da matemática de modo profundamente inovador, reforçando o papel da linguagem gráfica e de novas formas de representação e relativizando a importância do cálculo e da manipulação simbólica. Além disso, permitem que o professor dê maior atenção ao desenvolvimento de capacidades de ordem superior, valorizando as possibilidades de realização, na sala de aula, de actividades e projectos de exploração, investigação e modelação (Ponte, 1995). Deste modo, as TIC podem favorecer o desenvolvimento nos alunos de importantes competências, bem como de atitudes mais positivas em relação à matemática e estimular uma visão mais completa sobre a natureza desta ciência.
A Internet pode ser vista como uma “metaferramenta”1 onde é possível encontrar informação sobre novos desenvolvimentos na matemática e na educação