marcio
Módulo: Módulo 4 - Metaferramentas Fórum: Atividade Individual
Título: A importância das metaferramentas para a Gestão da Qualidade
Aluno: Sandro Henrique de Oliveira
Disciplina: Gestão da Qualidade em Projetos Públicos Turma: GESPUB – RJ01
Introdução
A busca pela qualidade não é algo recente. Ela existe desde os primórdios, onde todos os bens eram produzidos individualmente por artesãos e tem se expandido cada dia mais com a industrialização, onde muito mais pessoas passaram a se envolver no processo produtivo, gerando maiores perdas e dificuldades no controle.
Desde então, diversos gurus e acadêmicos tem investido grandes esforço na implementação de novas técnicas, modelos e ferramentas para a gestão da qualidade.
Como as organizações são formadas por pessoas, processos e projetos, a preocupação com a qualidade também afeta diretamente os projetos. É neste ponto que este trabalho se propõe a apresentar como as metaferramentas podem contribuir como fator de sucesso para os projetos, sendo eles tanto em organizações públicas, como privadas.
Importância das metaferramentas para a gestão da qualidade em projetos
Em tempo de forte cobrança por resultados e transparência (tanto no setor público como no privado), mostra-se cada vez mais necessária a gestão da qualidade.
A aplicação de ferramentas com a eficácia de evidenciar as mudanças capazes de desenvolver a qualidade no mundo globalizado e tecnológico, evidencia-se como uma das maiores necessidades para que possibilite as organizações o efetivo crescimento
É nesse ponto, através da utilização de técnicas estruturadas como as metaferramentas benchmarking, QFD, reengenharia de processos e ouvir o cliente, que podemos mapear o cenário atual, corrigir o rumo e alcançar os resultados que as organizações e a sociedade tanto esperam.
Conceitos básicos e aplicação das metaferramentas Benchmarking, QFD, reengenharia, ouvir o cliente
QFD
O QFD (Quality Function