A importância das emoções para a cura das doenças
Técnico em Radiologia
Faculdade JK/CENACAP turma: Tr4-M prof: Adriana
Matéria:Psicologia 2 nome: Arenildo Junio Ribeiro Alves
Introdução
Nesse trabalho o conteúdo a ser estudado diz sobre a importância das emoções para a cura das doenças,e as doenças psicossomáticas que tem seu principio na mente, que contudo a parte física do ser humano fica abalada começando sintomas de doenças de várias espécimes de doenças no corpo como:gastrointestinal,respiratório cardiovascular , dermatológico ,endócrino e metabólico,nervoso ,e das articulações .Mas a prevenção da doença é mais importante que a cura, esse pensamento foi defendido por Virchow, pioneiro da medicina social, enaltecendo a importância do saneamento básico e boas condições de higiene e nutrição.
Desenvolvimento
O termo “doença psicossomática” é bastante utilizado quando uma doença física ou,tem seu princípio na mente. O que leva os pacientes de vários hospitais a uma consulta em conjunto com um psicólogo, psicoterapeuta ou psicanalista.
Essa conduta, que pode partir dos médicos que acompanham o caso, gera muitas dúvidas ao paciente. “Como algo é psicológico se dói no corpo?” O fato de que uma pessoa tenha uma doença psicossomática não significa que a dor e a enfermidade não existem. Pelo contrário, o corpo realmente está em sofrimento, com dores, feridas, descontroles e descompensações orgânicas, que inclusive são até dificilmente controladas com medicamentos e os recursos da medicina tradicional.
As doenças psicossomáticas podem se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo: gastrointestinal (úlcera, gastrite, retocolite); respiratório (asma, bronquite); cardiovascular (hipertensão, taquicardia, angina); dermatológico (vitiligo, psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema); endócrino e metabólico (diabetes); nervoso