psico-oncologia
A Psico-Oncologia trata do acompanhamento psicológico ao paciente com câncer, sua família e a equipe que o acompanha. Visando uma melhor compreensão da doença e de formas para lidar com ela, são utilizados conhecimentos educacionais, profissionais e metodológicos, sempre focando na melhoria de qualidade de vida e o enfrentamento da doença.
Histórico
Está relacionada com a psicologia hospitalar. Na década de 70 , houve um aumento na procura do trabalho da psicologia por oncologistas, estes tinham dificuldades na hora de revelar ao paciente o diagnóstico do câncer bem como transmitir as informações sobre a doença.
A Psico-Oncologia começou a surgir quando profissionais da saúde passaram a reconhecer que o desenvolvimento do câncer e o tratamento sofriam influências de variações sociais e psicológicas, de como este se desenvolvia, a cura, o tratamento e até mesmo a terminalidade dos pacientes.
ATUAÇÃO
Em relação à Prevenção do câncer, a atuação do Psico-Oncologista visa:
Conscientizar a população sobre a importância da melhoria dos hábitos alimentares.
Educar a população para lidar com o estresse da vida diária de maneira que se identifique quando o nível de estresse está afetando sua qualidade de vida.
Promover campanhas de prevenção e esclarecimentos sobre a doença e conscientizar a sociedade sobre a importância da mesma.
Em relação ao paciente oncológico, a atuação do Psico-Oncologista visa:
Auxiliar no momento do recebimento do diagnóstico; Informar sobre a doença.
Esclarecer sobre o(s) tratamento(s) a que será submetido, bem como os possíveis efeitos colaterais e como lidar com eles.
Ajudar o paciente a enfrentar a doença através de técnicas específicas, visando sua participação ativa na evolução do tratamento.
Esclarecer os direitos dos pacientes e sua família.
Em relação à família:
Preparar a família para lidar com possíveis modificações no comportamento do paciente, incluindo dificuldades físicas, emocionais e