Projeto Psicossomatica 2
A medida que crescemos o corpo desenvolve habilidades que funcionam como proteção que podem ajudar ou de certa forma desencadear doenças vindas corpo ou da mente, cita-se por exemplo a importância do bom estado emocional, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa inconscientemente. Provavelmente não há tema capaz de despertar maior interesse por parte do homem do que aquilo que diz respeito a si próprio. A medida que foi ampliando seus conhecimentos, os humanos foram deixando de lado a superstições e os mitos, sendo substituídos pelos fatos concretos. É compreensível que muitas e diferentes abordagens tenham sido empregadas buscando explicar as complexidades do corpo humano, suas funções e disfunções. Com o desenvolvimento dos conhecimentos torna- se muito claro a existência de mecanismos distintos, desempenhando diversas funções na vida do homem, sendo que o mesmo não tem consciência de tais transformações.
Esses inúmeros estudos trazem as mais variadas informações sobre o que é, de fato, psicossomática, e como identificá-la, variando desde patologias como ulcera, bronquite asmática, entre outras. A maior das dificuldades de se falar sobre psicossomática e sua abrangência é: está se diagnosticando precocemente o que é psicossomática, ou a pergunta “o que é psicossomática?” é que ainda está mal formulada? Ou será que a pergunta que deveria ser feita é: “por que uma manifestação psíquica torna-se corporal?”. Ao mesmo passo que parecem ser simples as influências psíquicas sobre o corpo, tornam-se complicado conhecer e entender os mecanismos dessas influências. Além desses, outro fator que pode influenciar na aparição da somatização é o ambiental.
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Como ocorreu a evolução do conceito de Psicossomática no estudo psicológico?
1.2 JUSTIFICATIVA
Importância do tema: Desenvolver bases cientificas através de classificações etiopatogênicas capazes de identificar os sintomas da psicossomática.
Possíveis Benefícios: Possuir