ELETROMAGNETISMO
2.1 FUNDAMENTO TEÓRICO
Eletromagnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo. O magnetismo é o poder de atração do ferro magnético e a capacidade que ele possui de se orientar na direção norte e sul. Essa teoria baseia-se nos seguintes princípios: cargas elétricas em movimento geram campo magnético; variação de fluxo magnético produz campo elétrico.
A parte prática dos estudos acerca do eletromagnetismo pode ser vista em vários aparelhos usados no dia a dia. Como no micro-ondas que, o tempo inteiro, gera campos elétricos que oscilam no tempo. Um telefone móvel, também capta e gera campos eletromagnéticos, através de ondas. As placas de captação de energia solar, recebem os raios solares e as convertem em energia elétrica. Do mesmo modo, o eletromagnetismo entra também em instrumentos usados na medicina, para os cirurgiões, nas máquinas de ressonância, nas antenas de emissoras de rádio, TV e assim por diante.
2.2 EXPERIMENTOS
2.2.1 CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR UM CONDUTOR COM
CORRENTE
O objetivo deste experimento é observar que um condutor percorrido por uma corrente, gera um campo magnético ao seu redor.
Para “provar” existia que o campo magnético, e que ele envolvia o condutor da corrente elétrica, foi realizada a seguinte experiência: Foi esticado um fio metálico sobre uma bussola horizontal, fazendo com que ele passe por uma corrente elétrica.
A agulha magnética da bussola se mexe em volta do seu eixo, provando assim a existência do campo magnético em volta do fio. Concluiu-se que o sentido do campo depende do sentido da corrente. Imaginemos que essa agulha gire no sentido antihorário, podemos dizer que ela faz com que o sentido da corrente se inverta, ou seja, gire no sentido horário.
Diante deste experimento, da para observar a orientação da bússola e localizar o
Norte e o Sul geográfico. O Sul geográfico está localizado no pólo norte magnético da
Terra, e no Norte geográfico está localizado o pólo sul