A importância da voz
Assim, a prática clínica fonoaudiológica muito possibilita à estes pacientes na obtenção de um melhor controle das crises alérgicas, bem como, a reabilitação vocal dos mesmos.
A comunicação humana é uma via de transmissão de informações através de um conjunto de sons. Sua produção se deve a partir do bom funcionamento do aparelho fonador. Este, por sua vez é composto pelos sistemas: respiratório, ressonancial e articulatório. Mas, para melhor compreensão da dinâmica destas estruturas faz-se necessário aludir sobre a anatomo-fisiologia da musculatura orofacial e laríngea, verificando quais movimentos podemos executar sem danificá-los, para tratar ou previnir alterações vocais.
A boca é responsável pelas funções do paladar e comunicação do ser. Ela se comunica posteriormente com a orofaringe através de uma abertura denominada istmo das fauces, que está marcado a cada lado pelos arcos palatoglossos, é revestida por membrana mucosa e a junção dos lábios entre as bochechas está marcada externamente pelo sulco nasolabial, que se estende desde o nariz até o ângulo da boca.
Os músculos responsáveis pelos movimentos desta região, os músculos faciais são:
1) Orbicular – fecha e protrui os lábios.
2) Bucinador- retrai o ângulo da boca e mantém as bochechas contraídas durante a mastigação mantendo o alimento em contato com os dentes.
3) Risório- contraí e eleva seu ângulo.
4) Zigomático- elevando e retraindo seu ângulo.
5) Elevador do lábio superior- seu nome determina sua ação.
6) Mentalis – eleva-o e protrui-o.
Na boca, encontramos o palato, que localiza-se no teto da boca e o assoalho da cavidade nasal. Suas