fichamento sobre Freud
Itinerário para uma leitura de Freud
Paulo Endo e Edson Sousa.
É uma síntese sobre a vida de Sigmund Freud o pai da psicanalise. Seus livros são mostrados como grandes referencias no estudo da psicanalise, que é definida como o estudo do inconsciente.
(pág. 7)
O mal-estar na cultura
Cap. I
Questiona-se o porquê as pessoas darem tanta importância em se ter uma religião e nas praticas religiosas. Fala da relação do nosso próprio eu com o meio externo e como essa relação é complexa, “oceânica”.
(página – 43; 1º parágrafo)
Cap. II
Fala-se sobre a finalidade da vida, uma questão que apenas a religião sabe responder. São definidos os três tipos de sofrimento e como evita-los de certa forma. Existem toxinas que nos trazem o prazer, a “felicidade” imediata. “O único inimigo é a realidade, a qual seria a fonte de todo sofrimento e com a qual não se pode conviver”.
(pagina- 72; 1º paragrafo)
Cap. III
No inicio cita-se soluções para a infelicidade dos homens.
Neste trecho Freud consegue se expressar de forma clara: “Uma grande parte da culpa pela nossa miséria é de nossa chamada cultura”[...] seriamos muito mais felizes se desistíssemos dela e retornássemos ás condições primitivas”. (página - 81; 2º paragrafo). São citados e explicados os traços de cultura que devemos considerar.
Cap. IV
É mostrada a associação do homem primitivo com a família, ele vê essa necessidade para ter uma satisfação sexual, e tornar seus descendentes parceiros para o trabalho. O amor sexual proporciona um dos mais puros prazeres, mais seguindo esse caminho a pessoa se torna perigosamente dependente de uma parte do mundo exterior.
(página – 107; 1º parágrafo)
Cap. V
Define como nos sentimos no auge de uma relação amorosa, a ilusão que vivemos.