latim
Martha Rocha
1-Introdução:
O presente artigo tem por objetivo conscientizar o professorado sobre a importância real de ler em voz alta e contar histórias. A voz é o principal instrumento do contador de histórias as entonações vocais gestos e expressões faciais são características de um bom contador pois registram infinidades de emoções, que são constantemente alimentadas pela reação dos ouvintes. A leitura em voz alta se funde com a contação de historias, ambas são essenciais para a formação de leitores e para a descoberta mágica do mundo da leitura.
A importância da leitura na vida do educando.
O contador de histórias tem grande importância na vida da criança ou até mesmo na vida adulta, o ato de narrar uma história é algo de grande valor, pois desperta a paixão pelas histórias que estão contidas nos livros e fazem com que a leitura se torne algo prazeroso e não uma obrigação. O verdadeiro narrador utiliza varias técnicas, o improviso também é algo de muita importância, pois a partir dele a mesma história pode ser montada e desmontada de diversas formas e sempre haverá uma matéria linguística diferente em cada vez que ela for contada. A voz do narrador é a principal ferramenta ela é regulada e mimetizada a partir da relação com o público, o contador de histórias é um artista da voz e do gesto sua performance e mais completa que a do leitor que geralmente apresenta índices da oralidade.
O narrador não tem uma forma fixa de contar histórias, em cada performance acontece uma inovação, adaptações podem ser utilizadas variando com o público e local, a narração oral é de grande importância para qualquer sociedade em qualquer tempo. Pensando a parir desse aspecto, deparei-me com a pergunta: O que aproxima mais o educando com o livro? A voz do contador de histórias ou a voz do mediador da leitura.
A