A importância da sustentabilidade do capital intelectual nas empresas
As tendências do mundo moderno como a globalização, a rapidez do fluxo das informações, o desenvolvimento da tecnologia, o aumento da competitividade, do consumo e, conseqüentemente, da produtividade, realmente influenciam as organizações e seu estilo de administrar as pessoas. Isso pelo fato de o mundo dos negócios estar se tornando cada vez mais diferente, exigente, dinâmico e incerto, os colaboradores, de uma maneira ou de outra, sentem o impacto dessas mudanças e necessitam de um apoio e suporte por parte de seus líderes ou gerentes, os quais, por sua vez requerem o suporte do departamento de Recursos Humanos.
O Desenvolvimento Organizacional contribui para o desenvolvimento das habilidades do funcionário em relação ao seu comportamento, proporcionando a sua melhor integração na organização, bem como a sua adaptação às mudanças que possam ocorrer no seu ambiente de trabalho. É dessa forma que o indivíduo é capaz de desenvolver suas capacidades e sua inteligência emocional, buscando a sua eficácia e o bom relacionamento na equipe da qual faz parte.
Investimentos em pesquisas, inovações, avanços tecnológicos, entre outros, usados para combater os concorrentes e alcançar maior competitividade, não serão válidos se não for dada a devida e apropriada atenção ao maior recurso organizacional: as pessoas. Portanto, é de extrema importância que as organizações promovam a troca de aprendizado entre seus colaboradores, envolvendo todos, desde a presidência até o ‘chão de fábrica’.
Neste sentido, o objetivo do presente trabalho constitui em analisar que as organizações que valorizam o capital humano e que fazem uso dos mais diversos meios para sustentar o aprendizado dos seus colaboradores são capazes de expandir a sua capacidade de inovar e visualizar o futuro, tornando-se cada vez mais competitiva.
• Estrutura do trabalho
Nesta seção foi apresentado a relevância do tema pesquisado, bem como seu objetivo, a estrutura do trabalho e a sua