Ensaio de tração
Quando procura-se conhecer as propriedades de materiais se faz necessário algum tipo de ensaio para que as características do material sejam evidenciadas e uma das formas de se analisar é a partir do ensaio de tração e o presente relatório propõe um estudo referente ao ensaio de tração, com o intuito de verificar as propriedades mecânicas importantes do material escolhido. Essas propriedades são baseadas na curva tensão-deformação, a qual é determinada a partir de esforços axiais que atuam desde o regime elástico, passando pelo regime plástico até atingir a ruptura do material durante o ensaio de tração.
Fundamentação Teórica
Consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material
A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do provete, no caso de matérias com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a menos que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura do mesmo, o que raramente acontece.
2. Visita Técnica No dia 08 de maio de 2012 foi realizada uma visita técnica ao Laboratório de Ensaio de Tração da UFPB que fica localizado no setor de materiais para