A importância da pratica de atividade física.
A importância da pratica de atividade física.
A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças.
Sabe-se que pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente.
-Criança
Antes as crianças corriam na rua, jogavam bola, soltavam pipa, brincavam de pega-pega. Hoje as coisas são bem diferentes, a criançada em sua maioria quando não está na escola, fica dentro de casa, e têm como entretenimento a TV, ou os videogames. Para diminuir a intensidade desse hábito, os especialistas aconselham que os pais incentivem seus filhos a praticar algum esporte. Além de se exercitarem, podem ter ainda outros benefícios como: risco menor de obesidade, desenvolvimento da autoestima, do sentido de cooperação, a socialização, dentre outros.
Especialistas da área de Educação Física acreditam que uma criança de dois anos pode praticar uma atividade esportiva. Mas com uma observação: nessa faixa etária o exercício deve ser considerado como forma de ampliar as brincadeiras de uma forma bem lúdica. A disciplina e as complexidades motoras são mais exigidas somente a partir dos sete anos, quando a criança começa a adquirir uma maturidade psicomotora.
-Adulta
Na faixa etária de 20 a 30 anos, não há restrição de exercícios, o corpo já se desenvolveu ao máximo e ainda permite muito esforço. A atenção precisa estar apenas na postura, para que não tenha problemas desde cedo. Por ser uma fase onde as responsabilidades são muito maiores, o tempo é curto, então é necessário achar uma atividade que dê prazer e encaixá-la na agenda. A partir dos 30 anos a preocupação com a saúde e com a estética aumenta, pois as respostas metabólicas e fisiológicas não são mais as mesmas, ficam lentas, e as