A importância da música no desenvolvimento infantil
Introdução
Quando o assunto é música, dificilmente alguém fica insensível a ela. Mesmo que não tenha aptidão para cantar, dançar, tocar, pelo menos gosta de ouvir. A música trás bem estar, tranqüilidade e desenvolve a sensibilização. Desde muito cedo, a música tem grande importância na vida de uma criança. É um recurso muito importante, que ajuda o desenvolvimento. Ela faz parte da história de toda criança. Até antes de nascer, a música tem para o bem estar do bebê, desde quando ele ainda esta sendo gerado. Na escola, ajudam inclusive na sua socialização. O presente trabalho pretende discutir a relação da criança com a música, entendida como prática e vivência, e o desenvolvimento da criança.
O que é música?
Existem várias definições para definir música: combinar sons e silêncio, arte de combinar sons, até que não tem significado nenhum. Enfim, para que não definamos que qualquer barulho seja considerado música, partiremos do pressuposto que ela manifesta com certeza idéias e emoções. Por isso que mexe tanto com os sentimentos do ser humano. Para a criança, a música traz satisfação e alegria. A partir disso, fica mais fácil o desenvolvimento do seu raciocínio, criatividade, entre outros dons e aptidões.
Musicalidade e Musicalização
Musicalidade é quando alguém já nasce inclinado para música. É o que muitos chamam de dom. Quanto maior a musicalidade, mais fácil será seu desenvolvimento musical. Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer por intuição ou estimulada por alguém. Estimulada pela vivência musical, já começa do lar, com músicas colocadas pelos seus pais, por exemplo. Depois de passar por esse processo de sensibilização musical, ai sim a criança pode ser introduzida ao aprendizado de algum instrumento. Em momento algum antes