A importância da leitura para a formação do professor de letras
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8 1 INTRODUÇÃO
O trabalho elaborado tem por objetivo ressaltar a importância da leitura para a formação do professor de letras. Sabemos que a leitura é fundamental e indispensável para o desenvolvimento e aprendizagem de qualquer ser humano.
Sendo assim o processo de reflexão na formação de professores é uma reflexão não como uma mera atividade de análise técnica ou prática, e sim como uma prática que incorpora um compromisso ético e social de ações educativas e sociais mais justas e democráticas.
Nessa compreensão, os professores são concebidos como ativistas políticos e sujeitos comprometidos com o seu tempo (GARCIA, 1999). Assim, quando os professores adotam uma posição reflexiva face ao seu próprio ensino, afastam-se das posições estáticas que costumam estar presentes nas abordagens formativas tradicionais ou tecnicistas (CONTRERAS, 2003). Para nós, então, torna-se relevante o desenvolvimento de práticas mais reflexivas que possam provocar uma mudança qualitativa na formação do profissional de Letras e, consequentemente, na futura prática desse profissional. Com o intuito de analisar a formação nesse curso, lançamos um olhar detalhado para a prática da leitura existente durante os anos de formação acadêmica.
Este artigo, desse modo, aborda algumas reflexões, para compreendermos a importância. Na formação dos profissionais dos cursos de licenciaturas em Letras, o grande desafio que temos pela frente é o de formar professores reflexivos sobre seu papel enquanto leitores e produtores de textos diante de uma sociedade em que a leitura e a escrita, muitas vezes, não se concretiza como práticas rotineiras. Diante da produção dos saberes linguísticos que, nos