A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
IDENTIFICAÇÃO
Maria do Socorro
RU: 950380
1. TEMA
A Formação de professores do curso de letras.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Aspectos para uma prática reflexiva.
2. PROBLEMATIZAÇÃO Acreditamos que a reflexão é de suma importância para a compreensão da realidade que espera o/a aluno/a de Letras quando este/a assumir uma sala de aula como professor/a de línguas. Será preciso apenas conscientizá-lo/a ou poderemos fazer alguma coisa para além dessa reflexão? Como isso se dá de fato?
3. JUSTIFICATIVA O presente projeto, nos leva á reflexão sobre a prática docente dos professores de línguas e a importância dessa prática para a formação desses docentes.
Para Nóvoa (1988, p.116), “a tomada de consciência opera-se através do assumir da palavra. O saber gera-se na partilha do discurso”. Nessa obra, Nóvoa sugere uma nova epistemologia da formação, propondo que o “conceito de refletividade crítica deve assumir um papel de primeiro plano no domínio da formação de adultos” (Nóvoa, 1988, p.109). Para tanto, o autor considera que o trabalho de formação pode ser elaborado com base num balanço de vida, o que seria a visão retrospectiva da formação, e não apenas com base na formação para o futuro. Ele justifica esse posicionamento, destacando outro fator importante na formação: a consciência contextualizada, ou seja, a situação da formação está relacionada também com as ações do presente, com as experiências e com os acontecimentos que fazem parte da trajetória de vida do sujeito aprendiz. Dessa forma, Nóvoa (1988, p.117), parte, em seus estudos, das histórias de vida ou abordagem biográfica para procurar “desencadear uma reflexão teórica sobre o processo de formação de adultos”. O foco é apresentar idéias teóricas, práticas e fazer uma reflexão sobre todo o processo de formação desses docentes em letras, levando em conta o desafio que nos espera e a urgência que nossas ações requerem, para que nossos alunos tenham uma