A importância da leitura no dias de hoje
Ler é muito importante, a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo a nossa volta.
A leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mais significa de fato interpretar e compreender o que se lê, a leitura precisa permitir que o leitor aprenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos lingüísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
Por meio dela, além de adquirirmos mais conhecimentos e cultura - o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir ás necessidades de um mercado de trabalho exigente -, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva a reflexão.
E refletir é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas. Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência da sociedade.
A leitura é a porta para descoberta de novos conhecimentos, desde a infância o homem desenvolve a mente através da leitura, lendo histórias infantis, livros e revistas. Tendo o hábito em ler, nos transformamos numa verdadeira fonte de informações que devemos colocar em prática ao longo da vida.
Ler não significa identificar as palavras, mas sim fazê-lo ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante. Temos que nos mantermos sempre em atividade, pois a mente parada significa homem improdutivo e para exercitarmos nossa mente nada melhor que a leitura para exercitar essa