periodos e campos de investigação da filosofia grega
1-Pré-socrático (séc. VII a V a.C): De Tales de Mileto a Sócrates. A filosofia se ocupa da natureza e da origem das coisas.
2- Período socrático ou clássico (séc. V a IV a.C): A Filosofia reflete sobre as questões humanas, sobretudo a ética e a política.
3 – Período sistemático - A filosofia busca sistematizar o conhecimento alcançado.
4- Período Helenístico ou greco-romano (séc. III a.C a VI d.C): Disseminação da cultura clássica no mundo mediterrâneo. Surgem novas escolas como a dos estóicos, dos epicuristas e dos céticos. Marcado pela assimilação da cultura grega pela cultua romana e a dissolução do pensamento grego diante do cristianismo.
Destaca-se nos primeiros filósofos a construção de uma COSMOLOGIA (explicação racional e sistemática das características do universo) que substituísse a antiga COSMOGONIA (explicação sobre a origem do mundo baseada nos mitos).
• Tales de Mileto Considerado o primeiro pensador grego: “pai da filosofia”. Foi astrônomo. Chegou a prever um eclipse total do Sol. Demonstrou que a soma interna dos ângulos do triângulo é 180º . 623-546 a.C
• Tales de Mileto: tudo é água Na busca de fugir das antigas explicações mitológicas sobre a criação do mundo, Tales queria descobrir um elemento físico constante em todas as coisas
Pré-Socráticos Buscavam a entender a origem e o funcionamento do universo , Identificando seus princípios fundamentais. Investigam o mundo material, físico.
Sofistas Negavam a existência a verdade absoluta e buscavam conhecimento úteis para a vida por meio da retórica (linguagem, discursos).
Platão: Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles Enunciava que o homem estava em contato com a realidade inteligível (razão)e a sensível. O mundo concreto é uma reprodução do mundo das idéias .
Socráticos: Focavam o homem em todos os aspectos da sua existência social: política, ética, ciência, arte, religião.
Aristóteles: Discípulo de Platão.