A importância da Inteligência Emocional
Segundo Maquiavel, o príncipe (ou seja, o líder) deve estar acima das leis que regem o Estado, por um motivo simples a posição que ele ocupa no topo da pirâmide o obriga a tomar decisões que vão além da tradição moral predominante.
O motivo deste pensamento dito por muitos autores como polêmico é o seguinte: o pensador deseja ressaltar os problemas enfrentados pelos líderes diante de dilemas éticos. Sendo que, os comandantes são obrigados a agir em determinadas circunstâncias diferente dos demais. No entanto eles devem esta peraparados para isso, já que cabem a eles possuirem os maiores números de virtudes possivéis, uma vez que sua equipe inspirará constanetmente em seus atos.
Contudo, de acordo com este pensamento de Maquiavel, notamos que os gestores de uma organização não devem agir com irresponsabilidade, pois seus atos implicariam de forma negativa na equipe de trabalho. Desta forma, por mais que o líder tenha o conhecimento, discernimento do que é ética ocorrerão determinadas situações que lhes obrigarão a agir de forma controverssas no que se refere aos príncipios éticos, levando em consideração o bem comum da equipe.
Estudo de Caso X Reflexão.
O pensamento de Maquiavel e o estudo de caso nos induzem a uma relexão. Será que vale a pena abrir mão dos principios éticos estabelecidos em detrminadas situações, circusntâncias? Ou a ética ela deve prevalecer sempre independentemente das situações?
Para isso tomamos um conceito de ética que cabe bem neste contexto “Ético e ser hoenesto em qualquer situação, ser tolerante e flexivél, ser integro”.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
A atitude na qual teve o tenente ao ser alertado sobre a invasão do espaço árero Rússio denota bem o conceito de ética mencioando anteriormente, pois o mesmo teve o conhecimento da invasão, no entanto