A importância da inserção do serviço social nas escolas no brasil
Resumo
Este trabalho tem como finalidade contribuir com o processo de inserção do Serviço Social na educação. O artigo tem como objetivo apresentar as contribuições para as ações e competências adquiridas para a educação como uma pratica de inclusão social, resultando que os problemas sócios educacionais podem ser atenuados por meio da atuação interdisciplinar do profissional do Serviço Social, em conjunto com os demais agentes escolares.
Palavras chaves: Questão Social, Educação, Serviço Social, Assistente Social.
Introdução
As complexas questões sociais da realidade dos alunos permeiam as numeras incertezas a serem enfrentadas pelos pedagógicos, tendo em vista que as questões sócias mais pertinentes não são trabalhadas pelas escolas. Estudar a educação é também compreender que a escola, como instituição muitas vezes, não tem o poder de modificar o que está estabelecido, ou seja, a estrutura social.
A escola como um dos principais equipamentos sociais, tem sido desafiada cotidianamente em articular o conhecimento que é trabalhado no contexto escolar com a realidade social do aluno, ou seja, seus problemas e necessidades sociais. Neste sentido, se tornam essencial e fundamental que a escola comece a conhecer a realidade social dos seus alunos, podendo também encurtar a distância que a separa do universo familiar.
A educação e cerne do desenvolvimento social, sem ela ate mesmo as sociedades mais avançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo. Dependemos dela para formar Assistentes Sociais, Psicólogos, Médicos, Cientistas, Professores e tantos outros profissionais, além de oferecer uma base de conhecimento para todas as pessoas.
Desta maneira confirma-se a hipótese da necessidade do Serviço Social como profissional da educação, promovendo assim, a procura de um resgate, explanando a Lei de Diretrizes e Bases da atual situação do setor educacional, e mostrando de