Psicologia da aprendizagem
O desenvolvimento da linguagem, tal como muitos outros domínios científicos, tem sido objecto de diferentes abordagens teóricas, com vista a uma explicação global e consistente para um dos fenómenos mais complexos e mais intrigantes no desenvolvimento do ser humano – a linguagem. A teoria de aprendizagem social assim como a teoria behaviorista são extremamente importantes para a explicação da aquisição e desenvolvimento da linguagem na criança tendo em conta que o desenvolvimento da linguagem depende exclusivamente de variáveis ambientais e determinada pela prática ou exercício, e não pela programação genética tão pouco pela quantidade de reforço. Assim, o papel do meio (particularmente o dos pais) é basicamente importante na determinação e estabilização do comportamento linguístico na criança.
A aprendizagem social define o comportamento do indivíduo com base nas normas sociais, valores e crenças, permitindo assim que a pessoa se integre com sucesso na sociedade. Esta aprendizagem ocorre no contexto de uma situação social, onde o indivíduo poderá moldar o seu comportamento como produto das respostas as exigências dos outros membros do grupo. Esta teoria reconhece também a importância da cognição e sustenta que a resposta cognitiva das crianças é mais que uma resposta reflexa ao reforço ou castigo e fundamental para o desenvolvimento.
Este trabalho tem como objectivo geral: ← Falar da teoria de aprendizagem social de Albert Bandura; ← Analisar a influência do meio social no desenvolvimento da linguagem infantil.
E objectivos específicos: ← Explicar a teoria de aprendizagem social de Bandura; ← Descrever os factores que facilitam a aprendizagem social segundo Bandura; ← Comparar a teoria com o desenvolvimento da linguagem infantil; ← Descrever a influência do meio social no desenvolvimento da linguagem infantil.
Para a elaboração do trabalho, contamos com o método bibliográfico.
2. Conceitos