Comparação partos regiões brasileiras
-------------------------------------------------
Estudo comparativo: cobertura de assistência em saúde e partos realizados na região sul e região nordeste no período 2008-2009.
Ricken, C ¹; Saller Pedroso, P ².
1 Curso de Enfermagem(UNESC)
² Curso de Enfermagem(UNESC)
Palavras chaves: partos, valores comparativos, região sul, região nordeste.
-------------------------------------------------
Introdução
Os períodos pré – natal e do parto são extremamente importantes e decisivos no futuro de mães e filhos, visto que alguma intercorrência, fato indesejado ou imprevisto pode por em risco a sobrevivência e a qualidade de vista de ambos; as diferenças sociais e políticas destacam ainda mais estes aspectos, onde claramente nota-se que a prevenção, promoção e assistência em saúde são tratadas de maneira divergente em muitas regiões do país. Tendo em vista isto, este trabalho tem o intuito de apresentar uma comparação geral relacionada a este assunto, tais como número de partos cesarianos, hospitalares e assistência pré – natal prestada a mulheres em dois extremantes do país – região sul e região nordeste do Brasil.
-------------------------------------------------
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma comparação entre alguns aspectos relacionados ao período antecedente ao parto e também do parto em si, com destaque ao número de partos cesarianos, hospitalares e assistência pré – natal a mulheres e recém nascidos das regiões sul e nordeste do país, tendo como intuito comparativo e parâmetro cronológico os anos 2008 e 2009.
-------------------------------------------------
Metodologia
O assunto deste esboço proveio de um interesse natural do grupo acerca do mesmo,e os dados apresentados neste foram pesquisados num banco de dados nacional (DATASUS), com delimitação do tema, e bibliografia complementar em artigos científicos, apresentados com os dados a seguir.