A importância da gerência de projetos no ambiente empresarial
Contexto
O mundo atual é caracterizado por mudanças constantes, mudanças essas que atingem todos, inclusive as grandes empresas.
Em meio a tantas mudanças e reviravoltas do mercado, as empresas se viram obrigadas a suprir as dificuldades existentes na condução de seus projetos, uma visão mais estratégica, fase a fase (ideia, planejamento, execução, controle e entrega), uma nova estratégia que servisse de modelo, uma metodologia que pudesse ser replicada para os próximos projetos.
Um modelo de gestão que visasse exclusivamente o crescimento da organização, otimizando o tempo de planejamento e de produção dos projetos, por meio de uma abordagem arrojada, com definições claras de execução (curto, médio e longo prazo), alinhadas a estratégias de negócios claras, definidas previamente.
Oriunda da falta de uma visão estratégica por parte da maioria das empresas, que possuem dificuldades em concluir projetos já iniciados e um obstáculo ainda maior no início de novos projetos, restringindo assim as metas de crescimento e evolução programadas. Perdendo de vista, melhores resultados, aumento no lucro, previsibilidade e o foco na inovação, fator decisivo no mercado atual.
Assim todos vão se dando conta de quão importante e necessário é gerenciar projetos, ter em mente que o mais importante do que traçar estratégias é saber como implementá-las. Todo projeto gera informação, então é preciso identificar os recursos informacionais, instruindo e padronizando esses conteúdos através de cronogramas, planos, relatórios, histórico dos projetos, etc. Outros pontos que também são importantes, definir pontos focais, para que a informação seja divulgada sem ruídos, retornos que gerem reflexões e melhorias de desempenho, dentre outros exemplos.
Conclusão
As grandes vantagens de se manter uma estrutura de gerenciamento de projetos é trazer a mudança e o desenvolvimento nas organizações. Desta forma