A importância da filosofia no Ensino Médio
Proibida nos anos 60, para segurar a classe estudantil, a filosofia retorna como um presente, para nossa atual e despreparada juventude que, envolvida pela mídia anda, sem querer generalizar, de mãos dadas com a alienação.
"Não vês que os erros do proceder resultam, também, dessa espécie de ignorância que consiste em crer que se sabe o que não se sabe?" (Sócrates).
Para você aprender à ter olhar critico e duvidar sempre, filosofia é importante em todos as fases de nossa vida, desde perguntas mais banais como "Sarney está Certo?" (ética) para questões mais complicadas como "o que significa amor?" (semiótica) ou "È racional acreditar em 'Deus'?" (Metafísica Lógica). entendeu? Filosofia é a nossa capacidade de questionar e discutir, e nesse processo, como dizia sócrates, "parir as idéias".
É a busca da Realidade das coisas, a fuga das aparências. Mesmo sabendo que a Realidade é inatingível, o filósofo procura aproximar-se dela, tanto quanto possível. Se a Filosofia, nesse sentido, passasse a ser ensinada aos jovens, os políticos e lideres religiosos não teriam tanta facilidade em vender suas ilusões.
A filosofia, torna-se de suma importância para o desempenho intelectual do estudante, quanto à forma de absorção dos conhecimentos por métodos e caminhos ensinados pelos professores.
Muitos programas de filosofia no Ensino Médio usam recortes de sua história seguindo apenas a linha do tempo, limitando o ensino desta matéria, não retratando os aspectos centrais do pensamento filosófico, e os conteúdos estruturantes e