A importância da filosofia na sociedade e no mundo em que se vive
A filosofia trata da realidade em que vivemos a cada dia. A filosofia tem uma importância muito grande no desenvolvimento da educação, tanto nos jovens como nas crianças.
A filosofia proporciona que crianças e jovens criem desde muito cedo uma quantidade de habilidade e potencialidades por meio do uso da razão.
A filosofia é sem dúvidas uma disciplina que ensina a pensar. A filosofia é cada vez mais necessária, pois, ela se ocupa de pensar no geral, o que nos dará maior visibilidade para a compreensão das outra disciplina, tanto quanto para o exercício da cidadania.
Neste sentido a filosofia deve ir para as salas de aulas, funcionando como um local para se pensar conhecer e arriscar – se em criar e descobrir novos conceitos.
Assim pode – se atribuir a filosofia uma identidade em meio ao contexto educacional brasileiro, envolvendo – se em um processo interdisciplinar e pedagógico.
A filosofia deve integrar todo processo de conhecimento do ser humano. Se for aplicada desde a infância a pessoa terá melhores condições de entender os fatos que acontecem no mundo.
Dificuldades no Ensino de Filosofia no Cenário da Educação Básica Brasileira
As dificuldades no ensino de Filosofia existente atualmente no cenário brasileiro são facilmente perceptíveis a partir de um simples contato com a realidade de sala de aula. Inúmeros são os artigos e obras em que pesquisadores têm levantado tais problemas. Entre os utilizados nesta pesquisa, destacar-se-á Clademir Araldi (2005) que sinaliza três motivos como causas que dificultam o ensino nesta disciplina na educação básica, a saber: a pouca valorização da Filosofia pelos professores e diretores das escolas, o preconceito dos alunos em relação à disciplina e a preguiça mental da maioria dos alunos.
A falta de professores preparados para ministrar eficazmente as aulas de Filosofia é enumerada como fato determinante para a desvalorização da disciplina, bem