A Importância da Equipe de Enfermagem na Acreditação Hospitalar
A equipe de enfermagem, de forma geral, tem por essência o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, desenvolvendo importantes ações por meio do cuidado, responsabilizando-se pelo conforto, acolhimento e bem-estar dos pacientes.
Com esta afirmação somente conseguimos visualizar a equipe de enfermagem no contexto operacional do hospital. Porém, com as mudanças que ocorrem diariamente, podemos notar que estes profissionais estão exercendo cada vez mais, parte da equipe administrativa do hospital. Esta prática tem evoluído para adaptar-se às novas exigências dentro do contexto histórico, social, político e econômico.
Anteriormente o enfermeiro podia chegar a ser somente chefe de setor, mas o mercado exige que atualmente ele seja um gestor de uma unidade estratégica de negócios, exige que o enfermeiro obtenha competências gerenciais e de liderança, com entendimento do todo, e não somente da parte assistencial que lhe cabia.
Hoje com a busca por acreditação que os hospitais buscam, faz-se necessário que estes profissionais estejam alinhados com todos os setores do hospital, incluindo aí os departamentos administrativos e seus profissionais, e também os setores assistenciais (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, etc.).
Os profissionais de enfermagem são importantíssimos para a instituição que busca e obtém uma acreditação hospitalar, pois são eles que lidam diretamente com o cliente/paciente, e conhecem, como nenhum outro profissional dentro do hospital, quais são os problemas que estes apresentam, e porque buscaram ajuda para aliviar sua dor, num momento muito delicado da sua vida.
No processo de acreditação, estes profissionais devem receber treinamento constante, para desenvolverem cada vez mais os conhecimento e habilidades que ainda permanecem em construção