bacharel
Este trabalho abordará o tema da Acreditação Hospitalar na percepção da equipe de enfermagem, de modo a apresentar o que a equipe de enfermagem considera positivo e negativo com a implantação dos processos preconizados pela Acreditação Hospitalar.
O projeto será realizado em hospital, localizado na cidade de Porto Alegre, voltada para atendimento infantil, acreditada há dois anos, buscando a opinião destes profissionais quanto aos processos de acreditação implantados, informando o que ajudou e melhorou nos procedimentos e o que piorou.
Desta forma poderemos apontar o que é considerado benéfico do ponto de vista dos profissionais que ficam diretamente envolvidos com os processos alterados e o que pode ser mudado ou melhorado.
1) TEMA
Acreditação Hospitalar.
1.1) DELIMITAÇÃO DO TEMA
Acreditação Hospitalar na rotina de procedimentos da equipe de enfermagem.
2) JUSTIFICATIVA
A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde, sendo um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.
Melhorias na qualidade assistencial possibilitadas pela Acreditação são reconhecidas por oferecer ao público e provedores atendimento das expectativas explicitadas, procedimentos padronizados e formalizados.
Dentre os benefícios destacados, podemos citar o primor com a profissionalização, ética e qualidade do atendimento prestado pelos estabelecimentos e profissionais da área da saúde.
Durante o processo de implantação existe grande resistência dos profissionais a adequação da metodologia aplicada e dos procedimentos a serem realizados para garantia de assistência de qualidade, causando desconforto dentro da equipe de saúde.
A Acreditação Hospitalar causa grande impacto interno na organização, por instituir uma nova padronização de procedimentos