A importância da contabilidade gerencial como tomada de decisão
1245 palavras
5 páginas
1 INTRODUÇÃO Vivemos nos dias de hoje uma constante evolução no cenário econômico, político, social, ambiental, financeiro e tecnológico, dificultando cada vez mais o entendimento, controles precisos e a adequação dos gestores a nova realidade do mercado. A contabilidade Gerencial é um dos ramos da contabilidade que cresce a cada dia mais, pois ela é apresentada como um instrumento de gestão, onde é possível obter informações necessárias para registrar as operações da organização, facilitando a toma de decisão. Segundo Sergio de Iludicibus (2006,p.35): Contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a varias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
Muitas empresas, ainda não utilizam a Contabilidade e suas informações oferecidas através dos demonstrativos contábeis, deixando então de tomar a melhor decisão a respeito de controle, investimentos, planejamentos de seus negocios e custos, isso ocorre devido à falta de conhecimento sobre o assunto. O intuito do presente estudo é mostrar a importância da Contabilidade Gerencial no processo de tomada de decisão nas empresas
2 OBJETIVO 2.1 OBJETIVO GERAL O objetivo geral do trabalho é mostrar as ferramentas da contabilidade gerencial existente para a tomada de decisão, que muitas vezes não são conhecidas pelas empresas. Segundo Lakatos e Marconi (2007,p. 158-159) “ Toda a pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar”.
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS Nesta