A importância da contabilidade gerencial nas tomadas de decisão
INTRODUÇÃO
Vive-se uma era em que os volumes de informações geradas ultrap assam a capacidade de absorção dos indivíduos, onde as organizações empresariais estão cada vez mais interligadas em tempo real em qualquer parte do planeta. As informações são transmitidas de imediato, de maneira extremamente positiva , pois integram dados na medida em que são disponibilizados na rede, podendo ser imediatamente acessada em qualquer lugar do mundo, entretanto , esse receptor requer uma especial capacidade de assimilar as informações e saber como utilizálas de acordo com as necessidades, em proveito dessas entidades.
As organizações necessitam estar cada vez mais qualificadas, aptas, sensíveis às
mudanças,
às
crises,
às
instabilidades
monetárias
e
aos
conglomerados regionais – União Europeia, Tigres Asiáticos, Comunidade das
Nações da América do Norte – portanto, capaz de captar aquelas informações, selecioná-las em conformidade com seus interesses, agregando dados internos da entidade, objetivando confrontar a realidade da empresa com a situação do mercado, com o ambiente externo competitivo, onde se percebe que, infelizmente, muitas entram em dificuldades ou até mesmo perdem oportunidades , por não conseguirem atender às demandas do mercado .
Essa dinâmica da economia, associada às constantes mudanças das tecnologias da informação, vem influenciando inúmeras áreas do conhecimento humano, entre elas a Ciência Contábil ou Contabilidade, no sentido de que esta se utiliza dessas ferramentas tecnológicas, para fornecer informações econômicas e financeiras aos gestores das organizações empresariais nas tomadas de decisões.
A não percepção das mudanças, no âmbito econômico e das novas tecnologias de informações, dificulta uma análise real das atividades que estão sendo executada s no ambiente empresarial.
Ante esta realidade, pretende-se analisar a importância da contabilidade gerencial, associada às tecnologias de