Ciências contábeis
FRANCISCO ÉMERSON ARAÚJO DE MESQUITA
A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMRESAS DE ALEXANDRIA/RN
ALEXANDRIA/RN
JANEIRO DE 2013
FRANCISCO ÉMERSON ARAÚJO DE MESQUITA
A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE ALEXANDRIA/RN
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio grande do Norte – UERN do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Alexandria - NAESA como requisito parcial para conclusão da disciplina Técnicas de Pesquisa em Contabilidade, sob orientação do Professor Francinaldo Antônio dos Santos.
ALEXANDRIA/RN
JANEIRO DE 2013 1. TEMA
A Contabilidade Gerencial como ferramenta para a tomada de decisão nas micro e pequenas empresas de Alexandria/RN.
2. PROBLEMA DA PESQUISA
As micro e pequenas empresas são um seguimento que representa uma parcela significante dos empregadores e também da riqueza econômica do país. Num mercado bastante competitivo que é a realidade atual, essas empresas precisam tomar decisões de cunho econômico, e financeiro para que perpetuem no mercado a cada dia.
Diante da necessidade dos gestores das micro e pequenas empresas terem a necessidade de tomar decisões, é necessária a obtenção de informações seguras para que seja tomada a melhor decisão possível. É ai que entra a Contabilidade como a ciência que estuda, controla e avalia o patrimônio das entidades.
É nesse sentido que entra o papel da Contabilidade Gerencial como um ramo da Ciência Contábil que tem como objetivo fornecer informações tempestivas para a tomada de decisões e também pode auxiliar na determinação de vantagens competitivas para as empresas de qualquer porte. Com base no que foi relatado, busca-se saber a resposta da seguinte questão:
De que forma os gestores das micro e pequenas empresas da cidade de Alexandria/RN utilizam a Contabilidade