A importância da Contabilidade Gerencial no Processo de Tomada de Decisão nas Empresas
1.1 TEMA
Devido a constante aceleração na evolução do mercado econômico, as organizações estão sendo desafiadas em adotar uma prática de gestão que esteja adequada a essas grandes mudanças do mercado. Essas mudanças estão ocorrendo em diversos campos tais como: econômico, financeiro, social, político, tecnológico, entre outros, obrigando as empresas a buscar meios confiáveis que possam lhe fornecer informações importantes para seu crescimento.
A contabilidade gerencial veio como consequência dessa evolução, tanto na forma qualitativa ou quantitativa, possuindo diversas técnicas e procedimentos contábeis que podemos encontrar em outros módulos, mas quando agrupados permitem uma resposta mais analítica e precisa, se transformando em uma ferramenta de muita importância para as decisões gerenciais.
Com isso, a contabilidade é apresentada como instrumento de gestão, que fornece as informações importantes para esses processos de crescimento, atendendo as necessidades e se adequando as atuais formas tecnológicas do mercado. Dessa forma, a contabilidade se torna um instrumento gerencial, auxiliando os administradores, acionistas e sócios no processo de tomada de decisão, contribuindo, assim, de uma maneira mais eficaz e produtiva, através de uma análise das demonstrações contábeis, onde é possível saber qual a situação econômica e financeira de uma organização.
No entanto, muitas entidades ainda não utilizam essas informações fornecidas pela contabilidade gerencial, devido à ineficácia de relatórios produzidos, onde muita das vezes com informações distorcidas ou não relevantes, o que torna mais difícil o processo de tomada de decisão. Devido a essa ineficácia na produção dos relatórios, considera-se que um sistema contábil é um meio formal de se reunir dados para ajudar e coordenar decisões para uma organização. Um sistema contábil eficaz produz informações amplas em seus relatórios, que possam ser utilizados no planejamento estratégico, ou seja,