A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A importância dessa atividade então é apresentada: Numa sociedade onde as empresas atuais vivem de informação, de processos criativos, é necessário que haja uma propagação plena dessa mesma informações, do CEO ao office-boy, todos devem conhecer as informações importantes e não sigilosas.
No entanto, comunicar é levar informação e nem sempre isso quer dizer que essa informação chegará de maneira correta ou completa, seja por falta de preparo quando gerada ou comunicada. Ao aprender sobre a comunicação empresarial, as primeiras noções tomadas são as de como isso pode ocorrer, quando e por quê, e assim, pode-se analisar as situações de perto e fazer um diagnóstico preciso de co-mo resolver o problema.
O primeiro problema que se avista é o da visão de cabresto: O empresário visa sempre o cliente e o problema pode estar mais perto do que parece: Não há atenção à comunicação interna, que trata dos funcionários da organização. Afinal, como se espera que o cliente saiba que há um novo produto se quem deve contar a ele sobre isso não sabe, o funcionário?
O funcionário faz parte da organização, e como parte dela, é o que a faz fun-cionar. Depende dele que as informações sejam difundidas corretamente entre os colaboradores, circulando entre si e para fora, com os consumidores. Isso funciona a partir de um sistema de difusão de informações estratégico, sem uma centralização de poder e sem a famosa pirâmide de informações, onde tanto se perde no passar do diretor ao gerente e do gerente ao funcionário. Ocorre em seu lugar uma difusão através de múltiplas plataformas das informações que se quer passar, como e-mail, telefone, intranet, edital