processo de tratamento da água
O Semasa segue um modelo pioneiro de saneamento ambiental integrado onde a oferta de água, a coleta de esgoto, a drenagem urbana, a gestão dos resíduos sólidos, a gestão ambiental e a gestão de riscos ambientais através da defesa civil estão integrados em benefício do cidadão e do meio ambiente. Desde 2008, os serviços prestados pelo Semasa também têm o certificado NBR ISO 9001.
Para alcançar este modelo, porém, foram necessárias várias etapas. A autarquia, que começou na gestão de água e esgoto, foi aos poucos incorporando outras atribuições.
O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – Semasa – foi criado em 13 de novembro de 1969, através da Lei Municipal 3.300, como resultado da modernização do antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE), órgão de administração direta da Prefeitura. A criação do Semasa teve como objetivo fortalecer e instrumentalizar a administração municipal a partir de uma organização ágil e independente para executar as melhorias que a cidade necessitava.
Ao ser criado, o Semasa era denominado Serviço Municipal de Água e Saneamento de Santo André e administrava apenas os serviços de água e esgoto, como a distribuição de água para os imóveis da cidade, a coleta de esgoto, a construção de redes coletoras entre outros.
Estação de Tratamento de Água Guarará
Construída em 1943, a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará fornece, desde sua inauguração, água tratada para 6% da população de Santo André. No local também existe o “Espaço Elemento Água” onde está a chamada Casa de Vidro - onde é possível acompanhar todo o percurso da água através de paredes de vidro -, peças antigas do processo de tratamento e ainda uma maquete da cidade.
Na Área Operacional Guarará, onde está localizada a ETA, também é possível conhecer o “Caminho das Águas”, espaço montado especialmente para mostrar de maneira lúdica como é todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água na cidade.