A importância da codificação
Toda sociedade composta por diversos membros, oriundos de vários grupos sociais, formadores de uma sociedade alternativa e com várias discrepâncias de pensamentos, precisam e merecem o suporte para seus direitos, não só assegurando suas buscas materiais mas sobretudo equilibrando as suas conquistas culturais e direitos adquiridos. A concentração dessas normas em texto devidamente organizado podem ser realizadas pela codificação dos direitos, para assim não levar o individuo a uma vulnerabilidade mediante fatos ocorridos em suas trajetórias diárias, independentemente dos ambientes de sua convivência e organização. É através dos códigos, desse texto devidamente organizado que as leis de grande amplitude ordenam o direito, tanto na área material, como na área de Direito adjetivo visando o melhor raciocínio para a interpretação da lei, e para sua aplicação. Porém é necessária a alteração desses códigos frequentemente, pois os mesmos não conseguem acompanhar a velocidade das transformações sociais absolutamente revolucionária, ficando muitas vezes obsoleto e sem condições de atender às necessidades da sociedade, do individuo em si .
Dispondo sobre a definição do que se trata a codificação, seria nada mais que a unificação do Direito que trata de uma lei jurídica, organizada como, também, a apresenta de forma orgânica, sistemática e cientifica. Antes de tudo,com o intuito de ordenar um ramo importante do Direito. Mas com o passar dos tempos os códigos ficam velhos, fazendo com que a legislação se disperse assim apresentando quase sempre um tratamento jurídico novo que requer muito trabalho na sua elaboração.
Entretanto, há os que discordam sobre a codificação apontando desvantagens, devido ao processo de mudança lento e burocrático, impedindo a vivacidade das leis, dificultando assim a sua modificação, o que desvencilharia o dinamismo do Direito, e a precariedade da efetivação do direitos, defendendo os adeptos a uma legislação