Fundamentos da administração
Disciplina: Administração de Materiais.
Docente: Eurismar Alves Silva.
Discentes: Bruna do Carmo Almeida Eliene Pereira Celestino Graziela Rosa Lopes Janaina da Silva Tenório Janaina Paula Bueno Penteado Luana Brito Barroso
Tema: Fundamentos da Administração dentro da visão sistêmica: Classificação e Codificação de materiais.
RONDONÓPOLIS – MT, 29 DE MAIO DE 2012.
Classificação de Materiais
Classificação é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Grande parte do sucesso no gerenciamento de estoques depende fundamentalmente de bem classificar os materiais da empresa.
Existem infinitas formas de classificação. Abordaremos apenas o alicerce, que permitirá adaptações às necessidades de cada empresa.
A classificação deve ter alguns atributos:
Abrangência: Deve tratar de uma gama de características em vez de reunir apenas materiais para serem classificados.
Flexibilidade: Deve permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo que se obtenha ampla visão do gerenciamento de estoques.
Praticidade: A classificação deve ser direta e simples.
Existem vários tipos de classificação, por isso ela deve ser analisada no todo, em conjunto, visando proporcionar decisões e resultados que contribuam com a diminuição do risco de falta.
O principal tipo de classificação é a classificação por tipo de demanda, que possui duas ramificações:
• Materiais de estoque; e
• Materiais não de estoque.
Materiais de Estoque
São materiais que devem existir em estoque e para os quais são determinados critérios e parâmetros de ressuprimento automático, com base na demanda prevista e na importância para empresa.
Os critérios de ressuprimento fixados para esses materiais possibilitam a renovação do estoque sem a participação do usuário.
Os materiais de estoque são