Codifica O De Materiais I
Classificação e codificação de materiais
1 – Falar sobre classificação e codificação de materiais e dar exemplos, importância, objetivos, qual o sistema utilizado.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo proporcionar ao leitor um maior conhecimento na área de Administração de Materiais, notadamente no que se refere ao tema Classificação e codificação de materiais, com ênfase na importância desse mecanismo de organização para as empresas e os principais métodos de identificação hoje utilizados.
De início, importa salientar que a classificação de materiais advém da necessidade de controle e organização de uma produção em série, viabilizando o conhecimento amplo da quantidade de peças em estoque e prevenindo falhas como a insuficiência do produto. Deve proceder-se de forma direta e simples, levando em consideração os atributos de abrangência, flexibilidade e praticidade.
Analisemos o processo de classificação de materiais em cada uma de suas fases, separadamente.
1. CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS
1.1 Conceito
A classificação de materiais é um processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Este agrupamento de materiais que possuam características comuns pode se realizar pela divisão em categorias, do tipo: Identificação, Codificação, Cadastramento e Catalogação.
1.2 Categorias de classificação de materiais
1.2.1. Identificação
A identificação do material é a primeira etapa do processo de classificação de material e, pode-se dizer, é a que se revela mais importante. Consiste basicamente na análise e registro das características físico-químicas e das aplicações de um determinado item em relação aos outros, estabelecendo a identidade do material.
Para identificar essas características, faz-se necessário considerar alguns dados sobre os materiais, os quais podem ser retirados de catálogos, de listas de peças fornecidas pelos fabricantes, pela visualização do material, entre outros.
Alguns dos dados a