a importância da ciência
Michael Duchamp
Vida e Obra
Marcel Duchamp foi um pintor, escultor e poeta francês. Grande participante da arte dadaísta e precursor da arte conceitual, além de inventor dos ready-made. Suas primeiras obras submeteram-se a pinturas influenciadas pelo cubismo e pelo futurismo. Duas obras tiveram grande destaque, porém pelas críticas que levaram.
Seu grande destaque foi o quadro “Nu descendo na escada”. Não obteve boas críticas, na opnião dos partidários do cubismo por atender a proposta artística desejada por eles. Foi considerada intensamente humorística. Sua segunda obra de destaque foi “Rei e Rainha rodeados por rápidos nus”.
Sua carreira como artista se estende por alguns anos. Suas outras obras obtêm grande aceitação, principalmente a noiva, que auxiliam na formação da pintura dadaísta. Depois da Europa, onde acredita ter encontrado uma estagnação criativa, muda-se para Nova York onde dedica-se a escultura.
Marcel Duchamp nunca foi um artista que atendia as tendências da época, tendo colaborado no estilo dadaísta com seu modo de pensar. Para Marcel, as obras de arte deveriam partir de ideias e não de assuntos do cotidiano. Revolucionando assim no método inovador do dadaísmo de produzir arte, buscando contestar com muitos valores da sociedade ditos civilizados.
Os Ready-made
O Ready-Made foi um conceito criado por Durchamp, lhe concedeu grande destaque no mundo da arte. Trata-se de utilizar métodos do cotidiano pronto e acabado e afirmar que existe um sintido artístico nele.
Marcel Durchamp introduziu este conceito quando exibiu a sua obra mais marcante: a fonte. Tratava-se de um urinol masculino que ganhou grande repercussão e permitiu ao nome de Durchamp ser conhecido no mundo todo. As discussões em torno desta obra iniciou-se quando ela foi inviada para um concurso de arte, a qual foi rejeitada pelo júri e considerada uma arte banal. Após este evento, muitos artistas e principalmente psicanalistas começaram a afirmar que existia um