A importância do ensino a ciências
O domínio de conhecimentos científicos é extremamente necessário para compreender as notícias e informações sobre assuntos biológicos e de tecnologia, como DNA, clonagem, efeito estufa e transgênicos (PCN+). Nesse sentido, é enriquecedor trazer a aula diversas fontes de informações científicas como filmes, jornais, revistas, de maneira a permitir que os alunos estabeleçam conexões entre os conceitos aprendidos com a atualidade.
Os PCN+ (Parâmetros Curriculares Nacionais) das Ciências da Natureza valorizam, de um modo geral, em todas as disciplinas inseridas nessa grande área, o desenvolvimento das seguintes competências: O reconhecimento, a utilização e a interpretação de seus códigos, símbolos e formas de representação; a análise e a síntese da linguagem científica presente nos diferentes meios de comunicação e expressão; a elaboração de textos; a argumentação e o posicionamento crítico perante temas de ciência e tecnologia (PCN+, p. 26- 27).
Além de promover a compreensão de temas biológicos veiculados pela mídia, o conhecimento desses temas permite ao ser humano explorar e explicar mecanismos de evolução, reprodução e organização da vida, além de desenvolver o pensamento para uma participação consciente no mundo.
Nesse sentido, A elaboração dessa explicação do mundo natural – diria que isso é fazer ciência, como elaboração de um conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos – é descrever a natureza numa linguagem dita científica. Propiciar o entendimento ou a leitura dessa linguagem é fazer alfabetização científica (CHASSOT, 2003, p. 93).
Prática
Atividade com Corda
A corda de preferência feita de algodão e medindo uns três metros é um brinquedo bastante popular entre as crianças. Alunos e professor poderão criar e sugerir diversas possibilidades de sua utilização.
Pular Corda
Duas pessoas, segurando-a pelas extremidades batem a corda, em direção, aos alunos que estão dispostos