O que você faz hoje para garantir o futuro
Ter um futuro sustentável, além de todas as atitudes responsáveis que devemos ter perante o planeta e a sociedade, também significa garantir a perenidade das nossas conquistas de hoje.
O velho ditado “você irá colher amanhã o que planta hoje” é uma síntese do pensamento sustentável. Apesar de muito simples na teoria, a prática depende de muita disciplina e atitude, pois a nossa cultura ainda está muito enraizada em tempos de inflação e incertezas. Reverter nosso pensamento para planejamento e poupança é a chave do sucesso!
Por mais que na aposentadoria as pesquisas indiquem que basta uma renda mensal equivalente a 70% do do último salário para ter uma vida digna, não podemos esquecer que com o avanço na medicina e o aumento da expectativa de vida o idoso passou a ter muito mais disposição do que alguns anos atrás, ele não aceita mais aquele estereótipo de viver sua vida em casa na frente de uma televisão, ele quer viver mais e melhor, ter saúde e faz projetos de vida. O idoso cada vez está mais jovem.
Hoje em dia é comum encontrarmos produtos e serviços especializados para a terceira idade aproveitar a longevidade, como exemplos podemos citar: casa de repouso, clinica geriátrica e de fisioterapia, academia e ginásticas, hotelaria e turismo, saúde, beleza, alimentação, educação e até crédito consignado, voltadas para atender a demanda desta geração de mais de 60 anos.
Por mais que as pessoas na terceira idade já tenham sua casa própria e não tenham mais despesas com os filhos (hoje em dia esse ponto é discutível, pois, os casais têm seus filhos cada vez mais tarde), o que justificaria uma redução no valor de sua renda, por outro lado, elas passam a ter despesas que antes eram custeadas muitas vezes pelo pacote de benefícios da empresa. Alinhado a estes fatos, os