A importância da brinquedoteca na educação infantil
“É Brincando que se aprende, uma realidade a ser desenvolvida”
Introdução:
Sabemos da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: intelectual, social, afetivo, coordenação motora, entre muitos outros de acordo com o conteúdo proposto e a forma desenvolvida pelo educador para com seus alunos em geral.
Seu êxito dependerá exclusivamente do professor/educador e como ele conseguirá conciliar a aprendizagem de forma lúdica através de diversas brincadeiras, buscando através de cada uma o desenvolvimento desejado, de acordo com a proposta pedagógica em questão. Para tanto é necessária uma formação de qualidade para o profissional da área, para que este possa desenvolver essas habilidades concretizando o foco principal da evolução e aprendizagem do aluno.
Desenvolvimento:
Através de confecção de materiais e ideias para serem trabalhadas em salas diversas podendo ser adaptadas a várias faixas etárias, destacando a importância dessas atividades para o desenvolvimento pleno da criança, valorizando o lúdico em sua evolução pessoal/social.
Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Na educação infantil, é difícil estabelecer um horário para a brincadeira e um horário para a aprendizagem. Hoje sabe-se que a criança aprende brincando. O mundo em que ela vive é descoberto através de jogos dos mais diversos tipos que vão dos mais simples de encaixe às mais curiosas brincadeiras folclóricas. O jogo, para a criança, é o exercício e a preparação para a vida adulta. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades.
O professor pode usar uma estratégia de ensino excelente, na sua visão, mas se não estiver adequada ao modo de aprender da criança, de nada servirá. Toda criança gosta de brincar. Então, se a criança