Contração muscular
CONTRAÇÃO MUSCULAR
MARTA DE CARVALHO DA SILVA
BRASÍLIA
2012
Sumário 1. INTRODUÇÃO 3 2. MUSCULO ESQUELÉTICO 3 2.1. Estrutura 3 2.3. Processo de Contração 8 3. MÚSCULO CARDÍACO 11 3.1. Estrutura 11 3.2. Processo de Contração 12 4. MÚSCULO LISO 16 4.1. Estrutura 16 4.2. Processo de Contração 18 5. CONCLUSÃO 19 Referências 20
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho objetiva apresentar os princípios básicos do mecanismo da contração muscular. Este é um tema da mais alta relevância para a nossa vida, já que é este mecanismo que permite a execução de todos os movimentos que fazemos, desde a corrida, o levantamento de peso, as lutas de MMA, até movimentos delicados e precisos, como realizar uma cirurgia ou tocar piano, por exemplo. Além disso, a contração muscular é responsável pelos movimentos involuntários dos nossos órgãos internos, como o coração, os pulmões o intestino etc.
Para se entender as bases do processo de contração muscular, é necessário antes entender alguma coisa sobre a estrutura e funcionamento das células musculares.
Existem em nosso corpo três tipos de tecido muscular, cada qual com uma estrutura e um funcionamento um tanto diferentes. São eles: o músculo esquelético, o músculo cardíaco e o músculo liso.
Passemos, então, a uma sucinta apresentação de cada tipo de tecido muscular, contendo sua estrutura, funcionamento e mecanismo de contração muscular. 2. MUSCULO ESQUELÉTICO
Os músculos esqueléticos são os responsáveis pelos movimentos voluntários que fazemos. Estrategicamente colocados, presos aos ossos e cartilagens (por isso são chamados músculos esqueléticos) por meio de tendões próximos às articulações, os músculos esqueléticos conseguem, quando contraídos, mover os ossos sobre a articulação, realizando, assim, todos os movimentos de que somos capazes.
2.1. Estrutura
Para melhor se entender a estrutura do músculo esquelético,