Ergonomia
MÓDULO: DST
Ergonomia
A palavra Ergonomia “É a ciência do trabalho.” A ergonomia é o estudo da relação entre o Homem e o seu trabalho, esquipamento e ambiente e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia de forma a obter a humanização do trabalho. “A ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo d conforto e eficácia.” – Alain Wisner (1972)
A egonomia é a ciência e a arte de adequar o trabalho e o ambiente de tabalho às necessidades dos trabalhadores. De uma maneira simplificada pode dizer-se que o propósito da ergonomia é o estudo do Homem durante o trabalho.
Objectivo O objectivo da ergonomia é aplicar os princípios ergonómicos a fim de optimizar a compatibilidade entre o homem, a máquina e o ambiente físico de trabalho através do equilíbrio entre as exigências das tarefas e das maquinas e as características anatómicas, fisiológicas, cognitivas e percepto-motoras e a capacidade de processamento da informação humana. No campo da tecnologia, a ergonomia combina características da pratica medica e do design. Ela contribui para a melhoria da saúde individual através da prevenção e do aumento da eficácia dos sistemas. Na prática, a ergonomia faz o diagnostico dos problemas, avalia as alternativas e recomenda as soluções que melhor se adaptem ao Homem. Com os melhores sistemas Homem-Máquina-Ambiente são obtidos através de alterações a introduzir na máquina e no ambiente, esta faceta da ergonomia tem sido também designada por adaptação do trabalho ao homem. Abordagem ergonómica no posto de trabalho Espaço de trabalho e espaço próximo As dimensões e o tipo de assento, dimensões das bancadas, altura do plano de trabalho, os alcances, zonas preferenciais de trabalho são problemas que têm implicações antropométricas e biomecânicas que importa