A importância da brincar
Brincar é indispensável á saúde física, intelectual e emocional da criança, e ao jogar a criança experimenta, inventa, aprende e, sobretudo estimula a curiosidade, autonomia e também a autoconfiança. Ao jogar a criança também aprende a conviver em grupo e acima de tudo aprende a lidar com as frustrações quando não ganha.
Enfim o jogo é fundamental para o desenvolvimento e para a aprendizagem, mas para que isso seja possível o jogo deve ser realizado de forma abrangente, de maneira que possam desenvolver suas habilidades e isso ocorre mediante as possibilidades apresentadas.
O jogo é por excelência integradora, há sempre um caráter de novidade o que é fundamental para despertar o interesse da criança e à medida que ela vai jogando vai se conhecendo melhor, construindo interiormente seu mundo.
Dizemos então que o jogo traduz para o real o que se passa no mundo infantil, e quando brinca ela melhora, ou seja. Apura seu intelecto e a sensibilidade.
Então é muito importante que os adultos respeitem a ludicidade da criança, pois é o espaço para o desenvolvimento de sua maior expressão, e esse espaço é direito da criança, pois será um exercício de sua relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos que a rodeiam.
As brincadeiras aparentemente simples são sempre fontes de estimulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.
O jogo também este muito associado à autonomia, pois o deixar a criança fazer já é meio caminho andado para que esta perceba que não depende do adulto para tudo, e esta presença do adulto também desafia a criança a criança a querer mostrar que sabe mais que alguém maior que ela.
Por isso, a importância da brincadeira, pois é a criação de uma nova relação entre situações do pensamento e situações reais. Brincar é coisa seria, toda criança deveria brincar.
Conclusão
A discussão sobre a importância do brincar e da brincadeira no desenvolvimento da