A importância da atividade física e lazer
Aluno: Lailton Silva Costa
Disciplina: Fundamentos e Educação para o Lazer
A importância da atividade física
Durante os últimos anos, as pesquisas médicas revelam que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física. Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, a saúde é na maioria das vezes um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. A prática regular de determinada atividade física reduz o risco de morrer de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta entre outras doenças. Assim a pessoa garante não só a boa forma física, como a boa forma mental, pois aumenta sua autoestima e fica com mais energia ou para enfrentar um dia de trabalho estressante ou para curtir uma aventura com a família e amigos.
Alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficas como, por exemplo:
Atividades aeróbicas – Que ajuda a acelerar frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência. Exemplos: caminhadas, corrida, natação.
Resistência e força (Musculação) - ajuda a construir e manter músculos. Exemplos: levantar peso em academias ou em casa.
Atividades de equilíbrio - melhora a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga, prática de artes marciais e outros esportes.
Entre outras atividades físicas importantes, é essencial a prática da Capoeira. A capoeira assume uma ótima importância dentro das aulas de educação física, como se vê atualmente na sociedade a capoeira conceitua o corpo e movimento, incluindo-se toda a atividade física, psicológica, social e política das pessoas. A partir destas ideias a capoeira é uma atividade rica em movimentos, com características coletivas que influenciam positivamente nas aulas de Educação Física.