lazer na diferentes fases da vida
RESUMO
O artigo apresentado discute a definição e aponta os benefícios de práticas de lazer em diferentes idades. Expõe a importância destas práticas para a saúde física e mental, e sua influência na definição de felicidade. São apresentados estudos que comprovam que o lazer caminha lado-a-lado com o bem estar e a qualidade de vida da população.
PALAVRAS CHAVE: Lazer; Qualidade de vida; Lúdico; Saúde.
1. INTRODUÇÃO
Andar de bicicleta, brincar de pega-pega ou de queimada já não são atividades corriqueiras em grandes centros urbanos. Questões relacionadas à segurança pública, desenvolvimento urbano, transporte e moradia entre outros contribuem para limitar os acessos à atividade física nos momentos de lazer em todas as faixas etárias.
Em pessoas com idade escolar essa situação é agravada, uma vez que dependem dos adultos para a realização dessas atividades.
Ao decorrer desta pesquisa, apresento a definição de lazer, aponto sua importância na infância, juventude, idade adulta e terceira idade. Também são apresentados os resultados positivos da prática de atividades lúdicas na saúde física e emocional de quem as pratica.
2. O LAZER NAS DIFERENTES FASES DA VIDA
2.1 O QUE É LAZER?
Dentre as várias definições de lazer, a mais adotada pelos estudiosos é a dada por Dumazedier (1973, p. 34)
O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntário ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Se conhece como lazer, embora muitos tendem a chamá-lo de tempo livre, todas aquelas atividades com liberdade de escolha e