Lazer e as fases da vida
Centro de Educação Física e Desporto
Fundamentos do Lazer
Fichamento do texto: lazer e as fase da vida, Cap 9
Hélder Ferreira Isayama e Christianne Luce Gomes
Aluno: Victor Luiz Silva de Aguiar
Matricula: 2010101585
Vitória/ES
Lazer e as fases da vida
“...Neste Texto o lazer é compreendido como uma dimensão da cultura, tempo e espaço para a vivência lúdica de conteúdos culturais em patamares críticos criativos”, (...) “propondo ainda uma reflexão sobre o lazer nas diferentes fases da vida considerando alguns limites e possibilidades decorrentes da existência humana...”
“Ao tecer considerações sobre o lazer de crianças, jovens, adultos e idosos, entendemos que tratamos de grupos que são complexos e heterogêneos...,” porém esta pluralidade constituída nas diferentes histórias, experiências, limites e projetos vindos da condição, classe, gênero, etnia, nacionalidade, desenvolvimento econômico, condição urbana/rural, religião incluindo a vivência de cada fase da vida, será relevante para o processo de entendimento motivacional-educacional—pedagógico, de cada grupo.
Lazer na Infância: um direito de cidadania
Como referência utilizamos a faixa etária de 0 a 12 anos de idade, para caracterizar infância.
Muitos estudiosos não gostam de tratar o lazer na infância pelo fato de elas não apresentarem uma divisão entre as atividades obrigatórias (relacionado ao trabalho produtivo e/ou escolar) e não obrigatórias (relacionadas ao lazer).
De fato na sociedade capitalista o uso do tempo é dividido em tempo de trabalho e de não trabalho, ou como alguns preferem tempo livre. Porém não podemos utilizar como única análise válida para sustentar a reflexão.
Deixando de lado estas dicotomias, Marcelino (1990) critica o furto lúdico na infância em detrimento do futuro desta própria criança. E nesse panorama temos as crianças que por diversas questões precisam trabalhar, e outras, de renda