a importância da artes visuais na educação infantil
O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que trás de casa, assim como seu próprio dia-a-dia.
O ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, bem como uma espécie de documento que registra a evolução da criança.
A criança ao desenhar desenvolve a auto-expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.
Segundo o PCN, a Arte desenvolve o pensamento, a percepção, a
Sensibilidade, a imaginação e o lado artístico de cada criança.
“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.” (PCN, 2001, p.19 )
O que é artes visuais
Artes visuais são: pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.
Cada uma pode ser utilizada de modo particular e em varias possibilidades de combinações de imagens, possibilitando os alunos expressarem-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras. Através do manuseio de materiais, instrumentos suportes, técnicas, e suas especificidades como recursos expressivos.
Essas aprendizagens podem favorecer compreensões mais amplas para que a criança desenvolva suas sensibilidades, afetividade e seus conceitos e se posicione criticamente.
A escola deve colaborar para que os alunos