artigo artes visuais
Artes Visuais na Educação Infantil
AMORIM, Elma Lima1
RESUMO
O estudo teve como objetivo ressaltar a importâncias das artes visuais na Educação
Infantil. Propõe-se com o mesmo mostrar que a escola deve proporcionar um conjunto amplo de experiências de aprendizagem e de criação, articulando percepção, imaginação, sensibilidade e conhecimento para a realização de produção artística das crianças na Educação Infantil. A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional – LDB 9.394/96 – tornou obrigatório o ensino de arte na educação básica e como o professor da educação infantil poderá promover situações de aprendizagem utilizando as artes visuais. Tendo como metodologia um estudo bibliográfico em que através das leituras de artigos e livros desenvolveu-se o referencial teórico, como também possibilitou buscar informações e comprovações do assunto abordado. O estímulo e o interesse demonstrado pelo adulto à arte da criança são fatores importantes para que ela se sinta livre e capaz de criar novas sensações. Por isso, a arte na escola é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento da criança, possibilitando-lhe liberdade e segurança no que diz respeito ao relacionamento com o seu meio.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Artes Visuais. Escola.
INTRODUÇÃO
O presente estudo tem a intenção de refletir acerca das Artes Visuais na
Educação Infantil. Uma vez que a escola deve proporcionar um conjunto amplo de experiências de aprendizagem e de criação, articulando percepção, imaginação, sensibilidade e conhecimento para a realização de produção artística pessoal e de grupo. Os professores, ao trabalharem com artes visuais, podem favorecer a criação de formas artísticas fazendo com que o aluno possa demonstrar algum tipo de capacidade ou habilidade.
Graduação em Pedagogia pelo Centro universitário Internacional Uninter.
2
Nessa perspectiva, foram levantados os seguintes objetivos específicos:
Averiguar a importância das artes no desenvolvimento infantil.