POSSIBILIDADES ATRAVES DAS ARTES MARCIAIS PARA DEFICIENTES VISUAIS
INTRODUÇÃO
No artigo visto, podemos ter uma visão geral dos principais aspectos do desenvolvimento motor, objetivando assim relacioná-lo às artes marciais. As artes marciais ajudam o individuo a minimizar sua deficiência e para essa pratica de artes marciais, a pessoa com deficiência visual seja congênita ou adquirida terá algumas restrições, mas isto não a impedirá de desenvolver tal atividade com eficiência.
Essas pessoas porem apresentam algumas restrições segundo o modelo de Newell (1986) aput Haywood e Getchell (2004) que trata também sobre outras diversas restrições tais como: altura, idade, força e motivação, mas nada que os impeçam de praticar tal arte marcial.
OBJETIVO
A inserção de pessoas com deficiência visual em um esporte no caso, as artes marciais, a fim de interagir com outros indivíduos e o ambiente onde ele é praticado.
METODOLOGIA
O método utilizado foi o de estudar os deficientes visuais e suas restrições, considerando o desenvolvimento motor, e fazendo as devidas adaptações a fim de fazer a inclusão destes deficientes nas artes marciais.
DISCUSSÃO / RESULTADO
Os educadores são peças chave nesse processo, pois devem sempre buscar uma inserção desses indivíduos com deficiência visual e proporcioná-los o conhecimento ou reconhecimento de ambientes, facilitando sua inclusão na prática de esporte nos caso as artes marciais.
CONCLUSÃO DO ARTIGO
O artigo debate a forma como se faz a adaptação e inserção de um deficiente visual em uma modalidade qualquer de arte marcial, respeitando as dificuldades e limitações e toda a adaptação seja de ambiente ou de outros indivíduos que é necessária a cada praticante com essa deficiência.
CONCLUSÃO
Concluo que para o sucesso em qualquer atividade que se faça, deve haver uma soma