Palestra sobre lubrificação
Professora: Lilian Negri – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Aluno(a):
Paulo Andrade Santos
Curso:
Engenharia Mecânica – EGM322
Palestra
1. Assunto
Lubrificação Automática.
2. Delimitação (Tema)
Lubrificação, métodos de lubrificação e suas aplicações. Vantagens e desvantagens de cada método e porque devemos dar preferência ao sistema de lubrificação automática.
3. Referencial teórico
Lubrificação
Lubrificação é a ação de inserir um material entre partes móveis para que ocorra um deslizamento suave. Esta ação reduz o atrito e também remove o calor gerado entre as mesmas, evitando danos causados pela abrasão entre suas superfícies. Os lubrificantes podem ser classificados em óleos, graxas, sólidos, líquidos não derivados do petróleo e atualmente está sendo usado gás pressurizado como filme lubrificante. Lubrication – Facts from the Encyclopedia – Yahoo! Education - http://education.yahoo.com/reference/encyclopedia/entry/lubricat Acesso em: 20 Set. 2013
A falta de lubrificação ou lubrificação ineficiente em um equipamento com partes móveis acarreta perda de rendimento no equipamento e danos que eventualmente levam a quebra do mesmo. Tal situação além do custo na substituição do mesmo trás também a perda causada pela interrupção da produção.
Os métodos de lubrificação são separados em 3 grupos principais, manual, por gravidade e automática.
Na lubrificação manual o operador de manutenção tem que intervir manualmente no equipamento. Muitas vezes com o mesmo em operação. É ideal para equipamentos de pequeno porte e tem um custo baixo de implantação. Em contrapartida leva a falhas devido ao controle não confiável da atividade devido a intervenção do operador.
Lubrificação manual
No sistema por gravidade o lubrificante é colocado em reservatórios que atuam no sistema de gotejamento (gravidade), facilitando o procedimento de alimentação do lubrificante e diminuindo